PPR – Programa de Proteção Respiratória

O Programa de Proteção Respiratória – PPR é um conjunto de medidas de segurança implementadas tais como uso e manutenção dos respiradores para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho.
É um processo de seleção, uso e manutenção dos respiradores para cada trabalhador que irá avaliar os riscos respiratórios, adequar as tarefas para eliminar ou minimizar os perigos do ambiente de trabalho e selecionar os Equipamentos de Proteção Respiratória – EPR ideal para cada tarefa na jornada de trabalho.
Todo ambiente onde tenha material em suspensão que possa vir a causar danos as vias aéreas é obrigatório o PPR, os materiais em suspensão podem ser aerodispersóides, névoas, fumos, neblina, fumaça, vapores e gases.

ENSAIO DE VEDAÇÃO
Cada funcionário possui um formato diferente de rosto, portanto para garantir uma eficiência nos respiradores, é necessário realizar o teste de vedação e verificar a eficácia do mesmo em cada usuário.
Todo funcionário deve passar por um ensaio de vedação para determinação do respirador coreto (verificação de ajuste ao rosto).
O ensaio de vedação deve ser realizado no período de uma vez a cada 12 meses. Em casos de alterações na saúde do funcionário o teste deve ser repetido em menor período.

TREINAMENTO
O treinamento deve ser realizado com todos funcionários antes de suas atividades. Para que todos tenham conhecimento da forma correta de utilização e riscos existentes no ambiente de trabalho.

GESTÃO DO PPR
Para o sucesso da prevenção da saúde dos colaboradores, o PPR deve ser planejado, executado e avaliado anualmente. Outros fatores também são importantes para assegurar o desempenho positivo das medidas de segurança, como:

  • O monitoramento do uso;
  • Manutenção, inspeção, limpeza e higienização dos respiradores;
  • Avaliação médica;
  • Monitoramento das exposições ocupacionais;
  • Armazenamento dos respiradores;
  • Descarte do EPI na hora certa.